Quiosque Náutica Press Magazine

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Francisco Lobato obtém sétimo lugar em regata duríssima


O velejador Francisco Lobato classificou-se, no passado fim-de-semana, na sétima posição na regata “La transmanche Aber Wrac’h”, prova de preparação para o emblemático “Campeonato de França de Vela Oceânica em Solitário”, que se cumpre a partir de Junho.
Numa regata dura em termos físicos e com alguns percalços, a Transmanche teve uma largada rápida e, como previsto, o ROFF/Tempo-Team, da classe Figaro 2, fez um percurso mais ou menos regular com uma rondagem, no final da primeira “perna”, em Plymouth, na sexta posição.
O regresso a França ocorreu com a chegada do Francisco a dar-se em tempo real na sétima posição. O percurso de cerca de 220 milhas foi realizado pelo ROFF/Tempo-Team em 20h 46m 12s, ou seja, assistimos a um sprint desde o momento do tiro de largada ao cortar da linha de chegada. Um sprint que manteve o jovem Skipper português sempre acordado até à exaustão.
À chegada a L’aber Wrac’h, Francisco declarou: “Acabei a última regata de preparação para o campeonato francês de solitários. Foi uma regata que serviu para me preparar, familiarizar e conhecer melhor o barco.”
“Larguei muito bem. No início, na bóia de desmarque estava em 1.º lugar. Durante toda a travessia, no Canal da Mancha, fui sempre discutindo o 1.º, 2.º lugares. Mas, na chegada a Plymouth devia ter optado ir à frente dos outros. O vento estava previsto cair e rodar mais a Este, o que não se verificou. O vento foi mais para a proa e a corrente estava contra”, continua Francisco Lobato, acrescentando: “ Foi uma noite a dar o máximo: Não dormi nada, nada, tal como muitos outros concorrentes. No resto da regata tive alucinações, via manchas, animais... O meu Spi grande explodiu. Enfim, acabei em sétimo”. 
Lobato garantiu a qualificação para a “La Solitaire du Figaro”, com a participação nas regatas “La Solo Figaro Les Sables”, onde conquistou o primeiro lugar entre os estreantes (Bizuths), e “La Solo Portsdefrance.com à Concarneau”. No que diz respeito à classificação geral o Skipper português ocupou o nono e o oitavo lugar, respectivamente.
Na prestigiada regata “La Solitaire du Figaro”, que este ano celebra o 41.º Aniversário, os velejadores solitários enfrentam inúmeros desafios. Dividida em quatro etapas, a “La Solitaire du Figaro” – este ano a cidade de Le Havre fará a sua estreia como palco da largada - estende-se por quase 2.000 milhas e conta com alguns dos velejadores mais experientes e talentosos da classe, o que engrandece ainda mais a conquista do velejador português.

Programa 2010 -  Francisco Lobato
Classe Figaro Beneteau
Campeonato de França de Vela Oceânica em  Solitário
La Solo Figaro Les Sables (Solitário)
Março

La Solo portsdefrance.com à Concarneau (Solitário)
Maio

La Transmanche Aber Wrac’h (Solitário)
Maio

La Course des Falaises (Solitário) *
Junho

La Solitaire du Figaro (Solitário) *
Julho/Agosto

Le Cap Istanbul França - Turquia *
Setembro

* Regatas que contam para o “Campeonato de França de Vela Oceânica em Solitário”.

Sem comentários:

Enviar um comentário