Quiosque Náutica Press Magazine

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dia Europeu do Mar 2010


Desde que foi instituído em 2008, o Dia Europeu do Mar é celebrado anualmente a 20 de Maio.
A comemoração oficial decorre este ano em Gijon, Espanha, entre 18 e 21 de Maio.
Entre outros eventos, compreende a Conferência do Dia Europeu do Mar, cujo programa integra cerca de 50 workshops, cobrindo um vasto vasto leque de assuntos subordinados ao grande tema "Inovação para o Crescimento Sustentado do Sector  Marítimo e Regiões Costeiras" (programa e registo em: http://ec.europa.eu/maritimeday).
O programa de comemoração, abrangendo vários países europeus, pode ser visto em
http://ec.europa.eu/maritimeaffairs/maritimeday/local_events_en.html, onde também se insere o conjunto de iniciativas a realizar em Portugal.

Em Peniche
No âmbito das comemorações do Dia Marítimo Europeu, a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria irá dinamizar um conjunto de iniciativas em torno de um dos maiores recursos nacionais - o Mar. Os objectivos primordiais deste conjunto de iniciativas são o de promover a difusão do conhecimento marítimo, a formação dos mais jovens, e a sensibilização da comunidade em geral para a importância estratégica do Mar.
No dia 18 e 19 de Maio, será realizado o VI Dia de Biologia Marinha e Biotecnologia (BMB)", cuja organização estará a cargo do Núcleo de Estudantes de Biologia Marinha e Biotecnologia (NEBMB), e incluirá palestras e workshops dedicados especialmente aos alunos do 1º e 2º ciclo de formação em ciência e tecnologia do mar.
No dia 20 de Maio, a partir das 14h30m no auditório da ESTM, as conversas irão girar em torno da “Ciência que vem do Mar”, com a apresentação pública de alguns projectos de investigação e desenvolvimento actualmente em curso pelo Grupo de Investigação em Recursos Marinhos da ESTM.
As comemorações do Dia Marítimo Europeu contam com a colaboração da Câmara Municipal de Peniche e da Associação Oceano XXI - Cluster do Conhecimento e Economia do Mar.

Na Sociedade Geografia de Lisboa
A Sociedade de Geografia de Lisboa associa-se à celebração do Dia Europeu do Mar promovendo uma reflexão sobre “A Política Marítima Integrada na actual conjuntura”, tendo em conta que no presente contexto de crise económica, a execução daquela Política Marítima deverá recentrar-se no crescimento económico, no emprego e na inovação sustentáveis.
20 de Maio de 2010, com início às 17:00.

Sem comentários:

Enviar um comentário