Quiosque Náutica Press Magazine

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Emirates Team New Zealand Assume Liderança_Bigamist 7 na 11ª posição


O Emirates Team New Zealand, de Dean Barker, actual detentor da Audi MedCup, assumiu a liderança das TP52 Series, do Troféu de Portugal, primeira etapa do circuito de regatas líder mundial, que decorre até Domingo, em Cascais. Os “kiwis” tiveram um dia quase perfeito, sendo 2º e 1º, nas duas regatas disputadas no 3º dia e beneficiaram do facto dos britânicos do TeamOrigin 1851, de Ben Ainslie, terem de penalizar durante a segunda. O Bigamist 7, de Pedro Mendonça, foi 11º e não competiu na segunda, ocupando o 11º lugar da geral.
Mais um espectacular dia de vela para as frotas das TP52 e GP42 Series, em Cascais. Com o vento a soprar de Noroeste, sempre acima dos 15 nós. Nas duas regatas dos TP52, destaque para neozelandeses e britânicos que parecem preparados para um duelo muito longo durante a época. Grande domínio dos britânicos do TeamOrigin 1851, de Ben Ainslie, na primeira regata das TP52 Series, do terceiro dia do Troféu de Portugal. A tripulação inglesa defendeu-se muito bem do Emirates Team New Zealand, durante a primeira bolina e depois foi alargando a sua vantagem, terminando com mais de um minuto de vantagem sobre os neozelandeses. Os italianos do Luna Rossa, com os campeões olímpicos brasileiros Robert Scheidt e Torben Grael, como leme e táctico, foram os terceiros a cortar a linha. O Bigamist 7, de Pedro Mendonça, continua a revelar dificuldades em termos de velocidade e foi 11º classificado na primeira da jornada.
Nas GP42 Series, os espanhóis do Iberdrola, de Laureano Wizner, superiorizaram-se ao Puerto Calero, de Daniel Calero, actual detentor do título, e ao Madrid – Caser Seguros, de José Maria van der Ploeg, na primeira do dia.
O Emirates Team New Zealand, de Dean Barker, foi imperial na forma como venceu a segunda disputada. A tripulação “kiwi” largou na frente e, tal como tinha feito em 2009, não deu hipóteses ao resto da frota. Esta regata fica, igualmente, marcada por uma série de incidências. O Bigamist 7, de Pedro Mendonça, não chegou a largar devido a um problema na vela grande, o Luna Rossa, de Robert Scheidt, largou adiantado e teve de voltar atrás e os britânicos do TeamOrigin 1851, que estavam na frente da geral, tiveram de penalizar-se e foram 7º.
Na geral, três pontos separam o Emirates Team New Zealand do TeamOrigin 1851. Os russos do Synergy continuam em bom plano e estão no 3º posto. O Puerto Calero, de Daniel Calero, alcançou o triunfo na segunda das GP42 Series, seguido Madrid Caser Seguros, de José Maria van der Ploeg e Javier Goizueta e do Iberdrola, de Laureano Wizner.

Sem comentários:

Enviar um comentário