Quiosque Náutica Press Magazine

quinta-feira, 29 de abril de 2010

SinesCat 2010: Elite do Catamarã ibérico compete em Sines


Dia 1 e 2 de Maio, na Praia Vasco da Gama, em Sines. O evento marca ainda a estreia das Sailing Arenas em Portugal. www.sinescat.com
Em 2010, Sines volta a receber o SinesCat, uma prova de Catamarãs de vela ligeira aberta a todas as classes e inserida no Circuito Nacional da modalidade. O evento realiza-se entre 1 e 2 de Maio, na Praia Vasco da Gama, onde a prova está sedeada, e em São Torpes, prevendo-se a participação de 100 velejadores portugueses, espanhóis, alemães e americanos.
O formato da prova é uma combinação entre regatas de bóias na baía de Sines e raids entre Sines e São Torpes, com partida e chegada da praia Vasco da Gama. Em 2010, o SinesCat apresenta ainda uma novidade no seu formato, que passa pela realização de Sailing Arenas na praia Vasco da Gama, uma prova onde os velejadores competem lado a lado pela vitória final, permitindo ao espectador seguir bem de perto as emoções desta modalidade.
O SinesCat 2010 tem início oficial no dia 1 de Maio, pelas 13h00, com o primeiro raid Sines/São Torpes/Sines. Depois, entre as 15h00 e as 17h30, acontece a estreia das Sailing Arenas no SinesCat, com várias sessões ao longo da tarde. O evento prossegue no dia 2, pelas 12h00, com uma regata de bóias na baía, finda a qual será realizado o segundo raid Sines/São Torpes/Sines. Pelas 16h00, tem lugar a cerimónia da entrega de prémios.
Sines volta ser o concelho escolhido para a realização da prova pelas excelentes condições naturais para a prática de desportos náuticos, pelos bons acessos e pela ligação histórica ao mar. Carmem Francisco, Vereadora da Câmara Municipal de Sines, sublinha a relevância dos desportos de mar para a imagem de Sines enquanto destino turístico, designadamente pela importância do produto “turismo activo” na estratégia de promoção das marcas “Alentejo Litoral” e “Alentejo”, bem como a de dinamização dos estabelecimentos turísticos, em época baixa, combatendo a sazonalidade na procura de camas turísticas.
Gustavo Quintela, responsável pela organização do SinesCat e director da ANACAT - Associação Nacional de Catamarãs, está confiante no sucesso da edição 2010. “À semelhança da edição do ano passado, a praia e a baía vão encher-se de colorido e quem passar pela praia ou pela marginal nestes dias vai ficar a conhecer uma das mais excitantes classes de vela do mundo. Este ano, para além da grande afluência das melhores equipas espanholas, vamos ter uma grande novidade para apimentar o espectáculo - as Sailing Arenas - que não são mais do que confrontos rápidos entre os melhores velejadores, onde todos os esforços são levados ao limite”, avança Gustavo Quintela.
O SinesCat é organizado pela ANACAT e conta com o alto patrocínio da REN – Redes Energéticas Nacionais e da Câmara Municipal de Sines, com os patrocínios da Galp Energia – Refinaria de Sines e aicep Global Parques, e com os apoios da Administração do Porto de Sines, Caixa Geral de Depósitos, Loja Náutica e Clube Náutico de Sines.
Sailing Arenas em estreia em Portugal
A SinesCat Sailing Arena é o primeiro evento em Portugal a trazer toda a acção dos Catamarãs para dentro de uma baía, transformando-a num verdadeiro estádio da vela. A SinesCat Sailing Arena está dividida em três Classes distintas, fórmulas 18, Darts 18 e Hobie Cats 16, que concorrem separadas, realizando três mangas.
Inicialmente todos os barcos da mesma classe vão disputar a primeira manga, sendo eliminados os barcos que se classifiquem no último terço da regata. Na segunda manga (meia-final), serão apenas apurados os dois primeiros. A grande final, será a terceira e última manga, disputada apenas pelos dois finalistas, e da qual sairá o grande vencedor. A Sailing Arenas decorrem no dia 1 de Maio, entre as 15h00 as 17h30, e serão comentadas ao vivo pelo velador Duarte Areosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário