Quiosque Náutica Press Magazine

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Lisboa à beira Tejo_ Exposição no Padrão dos Descobrimentos


A exposição “Lisboa à beira Tejo”, uma parceria Egeac e Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, dá a conhecer a relação da cidade com o rio num manancial constante de surpresas que alimentam a diferença lisboeta.
A atracção pelos aspectos peculiares dessa coabitação criativa ganhou especial enfoque com a disseminação da fotografia, na segunda metade do século XIX, prendendo ao sabor do acaso a pluralidade de facetas que fizeram o dia-a-dia desse universo ribeirinho em mutação permanente. Profissionais ou amadores, inúmeros fotógrafos se deixaram contagiar por essa realidade palpitante, onde se misturam gentes e barcos num cenário que se foi desdobrando em novidades constantes: docas novas, guindastes, comboios, avenidas ou edifícios.
É o sabor tão especial dessa mundividência lisboeta que o Arquivo Fotográfico Municipal e a EGEAC o convidam a desfrutar. A Exposição e o Álbum que a completa reúnem uma selecção do vasto espólio guardado, procurando que o visitante percorra em roteiro imaginário o percurso da margem do rio desde a foz do Trancão à antiga praia de Pedrouços. Com enfoque natural nas áreas mais míticas – Terreiro do Paço, Cais do Sodré ou Belém – é essa cidade em reelaboração que surge animada pela cadência datada das fotos seleccionadas.
Uma boa ocasião para sentir a intimidade de Lisboa, ou, mais simplesmente, exercer a atitude sempre simpática de matar saudades.
De terça a Domingo, das 10h00 às 18h00
De 16 de Abril a 30 de Junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário