Quiosque Náutica Press Magazine

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Lobato preparado para conquistar França


 “Este projecto é a realização de um sonho”. Foi assim que esta tarde o jovem velejador Francisco Lobato demonstrou a sua satisfação perante a comunicação social, os parceiros desta iniciativa e os amigos e familiares que assistiram à apresentação do seu novo veleiro ROFF/Tempo-Team, colocado em pleno Marquês de Pombal.
O veleiro Figaro 2 mede 10,10 metros e caracteriza-se pelo seu leme muito sensível que permite um controlo de excepção, conseguindo atingir grandes velocidades, especialmente com o spi içado, fazendo desta classe de veleiros os Formula 1 da vela mundial. Francisco mostra-se satisfeito com a sua embarcação – “É um barco em segunda mão que apresenta uma excelente relação preço-qualidade e que foi preparado da melhor forma com o apoio dos parceiros deste projecto para fazer face aos novos desafios na passagem para a classe Figaro”.
Lobato está confiante na participação no Campeonato Francês de Vela Oceânica em Solitário – “O objectivo é ficar em primeiro lugar na classe de bizhuts (estreantes na classe Figaro)”.
O jovem velejador, que venceu a Transat 6,5 na Classe Mini em 2009, já teve uma primeira boa experiência no final do mês de Março com esta nova embarcação. Na regata Les Sables de O’lonne, foi o primeiro, entre os estreantes, a cortar a linha de chegada e o nono na classificação geral.
Este sábado, dia 17, junto ao Padrão dos Descobrimentos, pelas 12h00 o jovem atleta despede-se em terra de todos os que acompanham este projecto para, meia hora mais tarde, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, dar o tiro de largada a bordo da Caravela Vera Cruz. Francisco Lobato regressa ao Centro de Estágio francês “Pôle Finistere Course au Large”, localizado em Port la Forêt, para dar continuidade à sua preparação para esta nova etapa.

Patrocinadores, a uma só voz – “Vamos lá Francisco”
Ricardo Regalo, da ROFF, salientou que “o ano passado toda a empresa viveu e sentiu a Transat de forma muito especial porque além de um excelente atleta, Francisco é um amigo”. Acrescenta, ainda, que “fizemos um investimento muito forte e sério no Francisco mas com o brio, o empenho e a dedicação deste jovem atleta, temos a certeza que tudo vai correr pelo melhor”
Mário Costa, da Tempo-Team, admite que “é um prazer apoiar o Francisco porque sabemos que ele ganha tudo e nós queremos apostar e apoiar em quem ganha tudo”.
Miguel Ramalho, administrador da BIZ, revela que “a razão pela qual acompanhamos o Francisco desde a Transat 2009 é porque pretendemos apoiar jovens que se distinguem em modalidades que nem sempre são muito divulgadas. O Francisco é um vencedor e provou o ano passado e vai prová-lo novamente este ano”.
Segundo Mafalda Ferreira, representante da TMN, “o Francisco integra o Dream-Team onde apostamos em jovens valores do desporto português e para nós é um enorme prazer apoiar o Francisco porque ele é de facto um vencedor.”
Vitor Pataca, representante da Câmara Municipal de Lisboa refere que “a autarquia fez questão de estar presente para reconhecer o trajecto e o valor do Francisco que muito prestigia o nosso país tal como fizeram os descobridores quinhentistas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário