Quiosque Náutica Press Magazine

sexta-feira, 30 de abril de 2010

EXPOMAR 2010_Em Olhão até ao dia 2 de Maio


Abriu ao público, no passado dia 28 de Abril, mais uma edição da EXPOMAR – Feira do Mar e das Actividades Náuticas. Nesta 7ª edição, que decorre até 2 de Maio, os últimos modelos de embarcações de recreio estão ao dispor do público em Olhão, assim como serão discutidas as últimas novidades em termos de investigação científica e pode ser conhecido o Veículo de Observação Remota (ROV) para investigar o fundo do mar.
Aliás, o mar e a Ria Formosa são o cerne deste evento que, de ano para ano, granjeia mais adeptos, onde as embarcações – só as de maior porte são cerca de uma centena, sem contar com motos de água, jet-ski e outros – e a investigação científica estão em evidência. Na parte da investigação, a organização conta com participações de peso como o IPIMAR ou a Universidade do Algarve, entre outros.
No dia de abertura, o edil Francisco Leal referiu isso mesmo: “É muito importante a componente das embarcações de recreio, com cada vez mais presenças neste evento, de ano para ano; igualmente a investigação científica é uma das marcas desta feira. Este ano, temos mais uma novidade: o ROV, que permite investigar o fundo do mar e é o único equipamento do género em Portugal”.
Francisco Leal destaca fervorosamente a náutica de recreio nesta feira: “Temos muitos barcos na feira; numa altura em que se fala em dificuldades, ter conseguido trazer tantas embarcações é um grande feito. Queríamos trazer muitos barcos à Expomar e conseguimos. Porque queremos transformar esta numa grande feira nacional. Penso que estamos em condições de no próximo ano, na oitava edição, considerar a Expomar como a grande feira nacional da náutica de recreio”.
Até domingo realizam-se igualmente campanhas de sensibilização ambiental, demonstrações de cães de água ou passeios de kayak na Ria Formosa.








































Empresas em destaque
A Limatla, representante em Portugal das marcas de barcos a motor Monterey, Sessa Marine e Starfisher, está presente com 3 modelos – Monterey 180 FS, Sessa KL 20 e Sessa Dorado 22.
A marca portuguesa Marian Boats apresenta três modelos sendo o 570 Açor e o 560 Sport Fisher mais vocacionados para a náutica de recreio.
A Angel Pilot apresenta dois modelos da sua representada Capelli, o semi-rígido Tempest 626 e o fibra CAP 24 WA para além de diversas motos de água.
O construtor nacional Levantnav tem em exposição o modelo 560 Open e disponibiliza para test-drive o seu mais recente lançamento, o modelo 880 SeaPro.
A Nauticolor / Yamaha aposta na produção nacional e apresenta o modelo Marlin 22 Sport Open e, quatro modelos do construtor Obe entre gamas Sirius e Fisher.
Orlando Rosa apresenta dois modelos de barco a motor Karnic e o Commander 525 da Quicksilver.
A empresa Auto Mareiros aposta tanto na produção nacional (Atlântico: Baleote 480, Bote 430 e Albacora 550 Pesca) como na estrangeira através da marca Quicksilver (635 Commander WA, 500 Commander e 470 Cruiser).
A Auto-Valente apresenta os modelos do construtor nacional Obe – Fisher 485 CC, Fisher 550 CC e Sirius 535 Open Deluxe.
A Santa-Marina é a representante da marca norte-americana Wellcraft e apresenta os modelos 232 Coastal e 202 Fisher. Como agente Bénéteau apresenta o modelo Antarès 650.
A Motolusa é o maior expositor com cerca de 13 embarcações repartidas pelas marcas Sirius, Valiant, Marin Sur, Azura e Pacific Craft.
A marca de embarcações catamarã Smart Kat está presente com uma versão a motor e à vela.
No campo da electrónica o destaque vai para a empresa Seatec que apresenta a mais recente novidade da Koden, a sonda CVS 1410.
Na tenda coberta temos, em exposição, diversas entidades e serviços com um destaque para a seguradora Mutua.

Sem comentários:

Enviar um comentário