Quiosque Náutica Press Magazine

sábado, 17 de abril de 2010

Laurentino Dias distingue Francisco Lobato com medalha de honra ao mérito desportivo


Veleiros em festa no Tejo
Cerca de uma centena de veleiros participaram hoje, frente ao Padrão dos Descobrimentos, na cerimónia de despedida do velejador Francisco Lobato que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto a bordo da Caravela Vera Cruz. Laurentino Dias deu o tiro de largada a Lobato e ao seu novo veleiro ROFF/Tempo-Team que partiu esta manhã para França para cumprir o novo projecto do jovem velejador que vai disputar o campeonato francês de Vela Oceânica em Solitário.
Antes da Largada, Laurentino Dias distinguiu Francisco Lobato, abordo da Vera Cruz, com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, um reconhecimento de uma carreira já longa e plena de sucesso.
A Medalha de Honra ao Mérito Desportivo “destina-se a galardoar serviços prestados ao desporto por nacionais e estrangeiros e os desportistas que obtenham para Portugal classificações notáveis em competições estrangeiras”-
Francisco Lobato junta-se aos já distinguidos Fernando Mamede, recordista mundial nos 10.000 metros em atletismo, Ticha Penicheiro, a única portuguesa a marcar presença no Womens National Basketball Association (WNBA), considerada a melhor liga de basquetebol do mundo e ao Ginásio Clube Português entre outros.
Numa cerimónia de grande simplicidade mas muito emotiva, a bordo da Caravela Vera Cruz, Laurentino Dias salientou: “É uma forma singela de Portugal mostrar a honra que tem em poder contar com um velejador como o Francisco. Desta forma a bordo do seu veleiro vai também um bocadinho do nosso país”.
Visivelmente surpreendido com este reconhecimento e emocionado, Francisco Lobato agradeceu a homenagem e também a presença de entidades, amigos e velejadores.
Depois de se despedir do Governante, patrocinadores e várias personalidades que fizeram questão de participar na cerimónia, Lobato retomou o leme do Figaro 2, para integrar a esquadra de embarcações em festa que se perfilavam para entoar o Hino Nacional e ouvir o tiro de largada que assinalava o arranque do velejador para águas franceses.
Ao toque partido da Caravela Vera Cruz o ROFF/Tempo-Team - acompanhado da multidão de velejadores por algumas milhas – rumou a França para regressar ao Centro de Estágio francês “Pôle Finistere Course au Large”, localizado em Port la Forêt, para dar continuidade à preparação para a nova etapa da sua carreira.

Programa 2010 - Francisco Lobato Classe Figaro Beneteau
Campeonato de França de Vela Oceânica em SolitárioLa Solo Figaro Les Sables (Solitário)

Março
La Solo portsdefrance.com à Concarneau (Solitário)

Maio
La Transmanche Aber Wrac’h (Solitário)

Maio
La Course des Falaises (Solitário) *

Junho
La Solitaire du Figaro (Solitário) *

Julho/Agosto
Le Tour de Bretagne (Dupla)

Setembro
Le Cap Istanbul França - Turquia *

* Regatas que contam para o “Campeonato de França de Vela Oceânica em Solitário”.

Sem comentários:

Enviar um comentário