Quiosque Náutica Press Magazine

terça-feira, 2 de novembro de 2010

“Desporto e o Mar”_João Rodrigues apoia iniciativa dedicada às actividades marítimas


“O Desporto e o Mar” é uma iniciativa lançada pela Secretaria Regional de Educação e Cultura (SREC) que consiste num dia totalmente dedicado às actividades marítimas que vai decorrer no dia 3 de Novembro no Funchal.
Para o evento foram convidados atletas de referência nos desportos marítimos para partilharem a experiência, o saber e a inspiração com os alunos participantes na iniciativa.
João Rodrigues é um dos cinco atletas que vão estar presente. Campeão e Vice-Campeão do Mundo e Tetra-Campeão Europeu, está integrado no Projecto Londres 2012, naquela que será a sua sexta participação em Jogos Olímpicos, reforçando o título de português com mais presenças no maior evento desportivo do Mundo.
Nuno Barradas (pesca desportiva), Gonçalo Sousa (modelos à vela – Micromagic), Pedro Mendes (canoagem) e Manuel Gouveia (vela ligeira), completam o quadro dos convidados.
Esta é aposta para melhorar a visibilidade da ligação entre o Desporto e o Mar – em especial na comunidade educativa – que terá lugar em diferentes espaços do concelho como sejam o Varadouro de São Lázaro, o Cais do Carvão e a Quinta Calaça.
O desafio proposta pela Secretaria Regional Educação e Cultura foi aceite por diversas entidades do âmbito associativo, que se congregaram como parceiros nesta organização.
A SREC envolve alguns dos seus serviços no evento, tais como o Gabinete do Secretário e a Direcção Regional de Educação (Gabinete Coordenador do Desporto Escolar e Centro Multimédia), bem como professores de várias escolas.
O impacto desta iniciativa começou a ser sentido a 26 de Outubro de 2010, dia em que diversas entidades públicas e associativas principiaram uma operação de remoção de materiais acumulados – no Varadouro de São Lázaro – em consequência dos temporais (com separação para reciclagem ou aterro), visando a melhoria das condições do espaço para uso desportivo.

João Rodrigues com as “Desertas na Onda da Conservação”
João Rodrigues está incluído num grupo de 20 atletas que o Centro de Treino Mar (CTM) em colaboração com Parque Natural da Madeira (PNM) que deseja levar à Reserva Natural das Ilhas Desertas, para ficarem a conhecer melhor o trabalho efectuado pelo PNM - “DESERTAS NA ONDA DA CONSERVAÇÃO Waterman Challenge 2010.”
O evento - apresentado à comunicação social numa conferência de imprensa que decorreu na passada sexta-feira, dia 30 de Outubro, nas instalações do Parque Natural, no Lazareto – vai para o mar dentro de um período de duas semanas, num fim-de-semana entre 6 e 21 de Novembro, e caso as condições do mar assim o permitam.
As Ilhas Desertas são consideradas um “santuário” da natureza, um ex-libris a que estes atletas vão ter acesso, na prática das suas modalidades habituais -  surf, windsurf e stand-up paddleboard -  como meio de consciencialização ambiental, divulgando a biodiversidade local e colaborando nas acções de conservação designadamente na recolha de lixo de algumas praias, o qual é transportado pelas correntes oceânicas.
Refira-se ainda que alguns elementos do grupo de desportistas se disponibilizaram para fazer uma demonstração do uso das 'paddleboards' ao efectivo do PNM, visto serem um meio de transporte ecológico com um potencial muito forte na abordagem à costa, o que poderá ser um excelente utensílio de trabalho útil nas várias reservas marinhas.

1 comentário:

  1. Para ter o quadro completo de como decorreu a iniciativa, sugere-se uma visita a http://www.madeira-edu.pt/amarcar (Novembro2010) e a http://projectos.madeira-edu.pt/odesportoeomar
    Cumprimentos

    ResponderEliminar