Quiosque Náutica Press Magazine

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Grande Prémio de Mirandela_Campeonato mundial de juniores, europeu e nacional

Arrancou hoje mais um Campeonato da Europa de Jet Ski/ Mundial de Juniores na cidade de Mirandela com as verificações técnicas e os primeiros treinos de pilotos a cumprirem-se esta tarde. Pelas 21h00 realiza-se a cerimónia de abertura e o tradicional desfile das Nações.


Dezenas de pilotos vindos de países tão distantes quanto o Japão encontram-se na cidade transmontana - ponto obrigatório do circuito europeu de Jet Ski há já 12 anos consecutivos – para tentar nas águas do Rio Tua obter os melhores resultados a contar para os rankings europeus e mundiais.

Nesta 13ª edição do Grande Prémio de Portugal o desempenho dos atletas portugueses promete algumas subidas ao pódio depois de na I Etapa do Campeonato da Europa em San Javier, Espanha, ter corrido da melhor forma a vários pilotos lusos.

A jovem Stefania Balzer – sagrada este ano Campeã do Mundo de Slalom na Córsega - lidera a classe de SKI Senhoras, o promissor Tiago Sousa compete na Formula 1 de SKI com os melhores pilotos da actualidade, tendo ganho a medalha de bronze em San Jose à frente de conhecidos campeões como o espanhol Nacho Guardiola ou o francês Mickael Poret. Em SKI F2, Emanuel Balzer classificou-se em 4º e Rui Sousa em 5º tendo grandes ambições para Mirandela.

Director de Prova, Miguel Valente, atleta que há cerca de 20 anos corre em Jet Ski e que conta, no seu currículo, com 11 títulos nacionais, um pódio como vice-campeão europeu e duas medalhas de bronze, garante que esta será mais uma edição de sucesso.

“É uma prova muito complicada devido às condições do plano de água. Parece um espelho mas é difícil por causa da ondulação que as motas criam e o bater das ondas nas duas margens. É mais complicado realizar aqui uma prova que no mar, parece uma ‘Máquina de Lavar’ o bater da água nas margens”, explica, acrescentando: “Temos fortes candidatos ao pódio no caso dos atletas lusos. Estou a pensar nos irmãos Balzer e Sousa. No caso dos Juniores há boas possibilidades de termos também vencedores portugueses. Claro que todos querem ganhar mas vamos ter uma competição muito forte”.

Quanto à Equipa que está em terra e na água Miguel Valente é peremptório: “Temos uma grande vantagem - a nossa equipa está muito rodada, tem-se mantido ao longo dos anos e sempre a melhorar todos os pormenores. Todos sabem o que têm que fazer desde os ‘marshals’ à equipa médica. São mais de cinquenta pessoas que tratam de todos os pormenores.”

Sobre o plano de água, o Director de Prova não hesita “É um espaço fantástico, uma cidade lindíssima que se envolve totalmente com esta competição e todos os anos traz mais gente de todo o Mundo até Mirandela”

Hoje apenas se cumpriu treinos livres, enquanto que amanhã e domingo decorrerão as mangas a pontuarem para o Campeonato do Mundo de Juniors e Campeonato Europeu de Jetski.
By: http://www.nauticapress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário