Quiosque Náutica Press Magazine

sábado, 10 de julho de 2010

Big Jump 2010 - Dia Europeu de Mergulho nos Rios


13 Horas dia 11 De Julho - Praia Fluvial Do Alamal - Gavião
O proTEJO – Movimento Pelo Tejo, a Liga para a Protecção da Natureza e a Câmara Municipal do Gavião convidam a população ribeirinha da Bacia do Tejo a participar no mergulho colectivo do Dia Europeu do Mergulho nos Rios às 13 horas de dia 11 de Julho, domingo, na Praia Fluvial do Alamal, no concelho de Gavião.
Mais conhecido por "Big Jump", este evento inclui inúmeras acções nas principais bacias hidrográficas europeias, como a organização de um “Mergulho no Rio” (Big Jump) em diferentes bacias hidrográficas europeias, em paralelo com eventos educativos sobre o tema da qualidade da água ou da recuperação do rio.
Em 2005 foi realizado um primeiro Mergulho (Big Jump) no Rio Alviela, que se repete este ano em 2010 na Praia do Alamal no rio Tejo. Com esta iniciativa pretende-se que em 2015, o "Dia Europeu do Mergulho no Rio" se possa mergulhar em todas as grandes bacias hidrográficas europeias ou trechos em a boa qualidade tenha sido atingida.
É o dia de celebração da vida dos rios em que todos os cidadãos da Europa que amam os seus rios mergulham em todos os rios europeus no mesmo dia e à mesma hora, desde as nascentes e glaciares até aos oceanos.
Esta acção visa reaproximar as pessoas dos seus rios, uma vez que essa ligação forte é um elemento essencial para ganhar o apoio popular para o grande esforço de reabilitação dos rios e zonas húmidas Europeias, no gigantesco projecto que está expresso na Directiva Quadro da Água da Comunidade Europeia.
O “Big Jump” é uma campanha pela European Rivers Network (ERN) e muitos parceiros, entre os quais RiverNet, WWF, AquaNet European Foundation e foi iniciado por seu fundador Roberto Epple.

Sem comentários:

Enviar um comentário