Quiosque Náutica Press Magazine

segunda-feira, 28 de março de 2011

Largada da Vasco da Gama para comandar Força Naval da União Europeia na Somália


Terça-feira, dia 29 de Março durante a manhã, larga da Base Naval de Lisboa (BNL) a fragata Vasco da Gama para comandar, a partir do dia 14 de Abril e durante um período de 4 meses, a European Union naval Force Somalia – Operation Atalanta. Será a primeira vez que a Marinha Portuguesa assumirá este importante cargo operacional da União Europeia.
Esta operação, denominada European Union Naval Force Somalia – Operation ATALANTA, é a primeira operação naval da União Europeia e está a ser conduzida sob a égide das Nações Unidas.
Tem como objectivos assegurar a protecção dos navios que transportam ajuda alimentar ao povo Somali no âmbito do WFP - World Food Program e o apoio logístico à AMISOM - African Union Mission in Somalia, contribuir para o esforço  militar na prevenção e repressão de actos de pirataria e de assalto à mão armada no mar, bem como contribuir para a monitorização da actividade piscatória ao largo da costa da Somalia.
No próximo dia 14 de Abril, em cerimónia a decorrer no Porto Comercial do Djibouti, o comando da European Union Naval Force Somalia – Operation Atalanta, presentemente exercido por um Contra-almirante da Marinha Espanhola, será entregue, por um período de quatro meses, ao Capitão-de-mar-e-guerra Alberto Manuel Silvestre Correia, graduado, para o efeito, no posto de Comodoro. Durante esse período, o Comodoro Silvestre Correia e o seu Estado-Maior  Internacional, utilizarão, como navio-chefe da Força Naval, a Fragata Portuguesa Vasco da Gama.
A Fragata Vasco da Gama, comandada pelo Capitão-de-fragata Pessoa Arroteia, possui uma guarnição de cerca de duas centenas de militares e terá embarcado um helicóptero Lynx.

Sem comentários:

Enviar um comentário