Quiosque Náutica Press Magazine

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A segunda vitória consecutiva do “Quantum Racing”

Duas claras vitórias sob vento forte para Ed Baird e a tripulação do Quantum Racing que desta forma assume o primeiro lugar da classificação geral do Troféu Cascais. 
Com ventos de NNW, que foram crescendo ao longo da segunda regata com rajadas de 25 nós, os campeões do mundo estiveram ao seu melhor nível em ambas as regatas. Na segunda regata, depois de uma excelente largada do lado do comissão de regata, conseguiram controlar os adversários mais directos forçando-os para lá do layline. 
O Bribon de Jose Cusi, quase conseguia repetir a mesma estratégia que utilizou na bolina da sua primeira regata, mas uma penalização relegou-os para a segunda posição.
 A equipa do Quantum Racing obteve a terceira vitória consecutiva, e o Audi Azzurra, que conseguiu ultrapassar dois barcos na última popa, veio a roubar o segunda lugar ao sempre consistente Container.
 
A equipa de Marcus Wieser e Hamish Pepper, para além de um quarto lugar ,  terminaram  sempre nos três primeiros e assim o Container encontra-se em segundo lugar da geral.
 Nos Soto40, uma vitória para o Patgónia e outra para o Bigamist. No entanto Iberdrola mantém-se na liderança com os dois segundos lugares obtidos hoje.

Em resumo, na competição TP52, o “Quantum Racing” venceu as duas regatas do dia. A geral da classe é comandada pelos norte-americanos graças aos brilhantes resultados de hoje, seguidos do “Container” e do “Audi Azzurra Sailing Team” depois de seis regatas cumpridas.
 
Na classe Soto 40, os argentinos do “Patagonia” venceram a primeira regata de hoje ao inicio da tarde e os portugueses do “Bigamist” foram os primeiros na segunda. No global, os espanhóis do “Iberdrola” comandam a classificação (hoje alcançaram dois segundos lugares), o “Bigamist” salta para segundo e o “Patagonia” e os portugueses do “XXII Portuguese Sailing Team” repartem o terceiro lugar do pódio após quatro regatas discutidas.
 
Declarações
Afonso Domingos – Skipper do “Bigamist”, vencedor da segunda regata do dia
“ O balanço de hoje é bastante bom! Na segunda regata tivemos uma largada excelente, ganhámos distância em relação aos nossos adversários e estivemos sempre na liderança da prova. Também tivemos os nossos problemas, um deles com a vela grande, perto da linha de chegada, que nos causou a perda de muito tempo, mas o barco que estava atrás e muito próximo de nós também sofreu o mesmo problema, e isso, depois de controlar a situação, deu-nos o primeiro lugar. Os barcos, com este vento, 23 a 24 nós, começam a ser bastante críticos. É tudo uma questão de treino e táctica. Ficar em primeiro lugar, nesta última regata, foi uma sensação óptima, toda a tripulação ficou muito contente. Fizemos um óptimo trabalho.”

Francisco Lobato – Skipper do XXII Portuguese Sailing Team
“O dia correu bem, melhorámos muito nas largadas em relação a ontem e as manobras também nos estavam a correr bem. Houve uma grande diferença em relação ao dia de ontem. O Bigamist melhorou bastante desde ontem, fizeram algumas alterações à equipa e acho que isso lhes valeu uma boa vantagem. Na última regata de hoje já vínhamos com a vela um bocado partida, tivemos um problema numa peça. Já começava a ser mais difícil controlar a velocidade. Cometemos um erro numa viragem de bordo e perdemos muita velocidade ao contrário dos outros barcos”.
 
“Ficar no terceiro lugar, no pódio, é um bom objectivo. Sabemos que ultrapassar o Bigamist é muito complicado, mas sim, gostaríamos de ficar em terceiro. No entanto manter este lugar já é muito bom, o que também significa que ficam duas equipas portuguesas no pódio, o que pode ajudar a mais convites para provas como esta. Em relação a patrocinadores também seria uma grande ajuda.”
 
“Em Portugal há boas equipas, bons velejadores, mas o problema é que faltam mais meios para haver uma maior evolução da modalidade.”
 
Declarações do velejador alemão Dirk Neumann
O velejador alemão Dirk Neumann que está a bordo da embarcação “Container” é um experiente homem do mar e também da comunicação. Ao longo dos anos foi cumprindo regatas um pouco por todo o mundo:
“Estou muitas vezes nas organizações das grandes regatas, muitas vezes na Alemanha, meu país natal. Pela primeira vez velejo na classe TP 52, tivemos apenas três dias de treino todos juntos. É um barco muito técnico mas de fácil adaptação, muito simples. Com muito vento quase planam em cima das ondas, é um prazer velejar nos TP 52. Nos últimos dois anos estive na Copa de Maiorca, nos últimos dois Grand Prix. Este barco é muito físico , é um desafio permanente, é incrível conseguir que toda a tripulação esteja focada na mesma manobra. Este barco só tem dez dias nem sequer o testámos , chegámos, fizemos as medições, tivemos três de treino e começou a competição. O nosso adversário principal é sem dúvida o Audi Azzurra, é um dos mais fortes, é claro que têm muita experiência, pessoalmente sou fã do Vasco Vascotto. É um velejador muito forte que sabe quando deve ser agressivo. No nosso caso temos bons andamentos e boas largadas”.   
 
Mais à frente numa conversa solta tida antes da largada do dia Dirk explicava:
“Estes barcos são um espectáculo, todos os anos as tripulações elevam os seus níveis , são muito competitivas. É realmente um desafio, as decisões estratégicas são fundamentais, é preciso que haja uma boa equipa de trabalho, um pequeno erro no mar significa a perda de lugares na classificação final. A bordo todos temos uma função que temos que cumprir” completa o velejador.

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