Quiosque Náutica Press Magazine

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Condições de preparação e participação competitiva dos Velejadores Olímpicos!

No passado dia 19 de Maio, os Velejadores Olímpicos receberam uma carta do Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Comandante Vicente Moura, a dar-nos conhecimento de que a partir desse mesmo dia, deixaria de gerir o projecto olímpico da Vela, tal como o estava a fazer até então, de acordo com o despacho enviado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD), através do Secretário de Estado Dr. Laurentino Dias (SEJD nº 13543 / 2010 de 17 de Agosto).

Determina tal despacho que, enquanto se mantiver a suspensão do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva (EUPD), da Federação Portuguesa de Vela (FVP), o COP assuma os pagamentos por conta do Projecto Londres 2012, terminando a sua vigência em 17 de Agosto de 2011.

Apesar dos termos do despacho, foi deliberado pela Comissão Executiva do COP cumprir com o despacho, em razão da sobrevivência da modalidade, o que foi conseguido até à data, minimizando prejuízos competitivos dos Atletas integrados no Projecto Londres 2012, e salvaguardando, simultaneamente, o interesse público inerente à representação internacional de Portugal ao mais alto nível desportivo.

"Na última reunião plenária do Conselho Nacional do Desporto, realizada em 16 de Maio p.p., o Presidente do COP alertou o Ex.mo Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, para o facto de o COP estar impossibilitado, a partir de 18 de Maio de 2011 (data da revisão da suspensão da EUPD à FPV), de gerir os montantes reservados à FPV relativos ao Projecto Londres 2012, garantindo - como até agora tem sido feito - a operacionalização da participação competitiva e enquadramento dos treinadores, a menos que, legalmente, seja encontrada solução para o grave impasse actual." (Excerto da carta)

"Lamentando o arrastamento de um contencioso que prejudica as estruturas desta modalidade olímpica e que, pode afectar gravemente a participação dos Atletas integrados no Projecto para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, o COP espera que sejam rapidamente ultrapassados os obstáculos jurídicos subsistentes, a fim de que a FPV reassuma as respectivas atribuições estatuárias." (Excerto da carta)

Desde a recepção desta carta, nada foi feito até ao momento, por nenhuma das três entidades acima referidas, comprometendo assim a participação dos Atletas em causa, nas regatas "Sail for Gold" (2 a 12 de Junho de 2011) e no "Test-Event" (1 a 15 de Julho de 2011), regatas estas que irão ser realizadas no mesmo local onde serão disputados os Jogos Olímpicos de Londres 2012, e por este motivo ser de extrema importância a participação dos Velejadores Olímpicos.


Existem velejadores que já estão a adiantar verbas próprias para não parar a sua actividade, devido ao retroceder do processo!!!


Os Velejadores Olímpicos estão a ser altamente prejudicados com a actual situação da Federação Portuguesa de Vela (pela não adequação dos estatutos ao novo regime jurídico das federações desportivas), e apesar de a Secretaria de Estado, através do Dr. Laurentino Dias, e do Comité Olímpico de Portugal, através do Comandante Vicente Moura, terem reunidos esforços para tentar resolver a situação, a verdade é que a 1 ano de começar os Jogos Olímpicos de Londres 2012, os Velejadores Portugueses tem as suas aspirações altamente comprometidas com o impasse que se vive neste momento.



De recordar que a Vela, tem sido uma das modalidades que melhores resultados tem alcançado, nomeadamente, a obtenção de 9 diplomas olímpicos (8 primeiros classificados) nas últimas três participações olímpicas.


Álvaro Marinho
Atleta Olímpico

Sem comentários:

Enviar um comentário