Quiosque Náutica Press Magazine

domingo, 7 de agosto de 2011

Emirates Team New Zealand faz “dobradinha” em espectacular fim-de-semana de abertura das AC World Series em Cascais

Cinco equipas subiram ao pódio este Domingo no final do fim-de-semana de abertura da America’s Cup World Series – Cascais, que terminou regado a champanhe nos dois eventos realizados. No Domingo, uma imensa multidão na praia e a numerosa frota de espectadores puderam assistir, em lugares de honra, com as regatas a disputarem-se a poucos metros de terra.

Enquanto os dois barcos asiáticos ocuparam lugares de pódio no AC 500 Speed Trial, o Emirates Team New Zealand foi o duplo vencedor do dia alcançando a primeira posição nas AC Cascais Preliminaries, após 4 regatas de frota, e sendo o mais rápido no AC 500 Speed Trial.
“Ficámos satisfeitos com os resultados”, afirma o skipper Dean Barker. “Contudo,sabemos que há muito para evoluir. É um bom espírito para começar a semana, mas temos de continuar a progredir.”
O ORACLE Racing Coutts venceu a regata longa realizada hoje, ‘roubando’ a vitória ao Emirates Team New Zealand depois de um dos tripulantes neozelandeses ter caído à água. Os “Kiwis” deram o seu melhor para manter a liderança, mas Coutts conseguiu superar a reduzida tripulação neozelandesa a poucos metros do final, dando à equipa norte-americana o triunfo na regata e o segundo lugar na geral. Os suecos do Artemis Racing foram terceiros.
No AC500 Speed Trial, os três primeiros classificados necessitaram da terceira e última tentativa para atingirem as velocidades mais altas. Os “Kiwis”, depois de duas tentativas desapontantes, foram perfeitos na derradeira percorrendo o percurso a uma impressionante velocidade média de 42.35 km/h.
Foram seguidos de perto pelo Team Korea (39.28) e o China Team (37.43), duas das equipas novas menos treinadas no catamarã AC45.Apesar da falta de tempo de preparação o skipper do China Team partilhou a sua filosofia depois de estabelecer um dos percursos mais rápidos: “Só há duas velocidades nestes barcos”, explicou Mitch Booth. “No limite ou parados!”
Mas o momento do dia foi a queda à água de um tripulante do Emirates Team New Zealand.
Winston Macfarlane, um dos grandes grinders a bordo, foi atirado borda for a depois de uma rondagem de bóia feita a alta velocidade. Macfarlane estava num molinete quando a manivela se soltou. Resultado: perdeu o equilíbrio ao mesmo tempo que o barco acelerava para rondar. Enquanto Macfarlane nadava em segurança e subia para um barco de apoio, Barker e o resto da equipa foram obrigados a cumprir o resto da regata com menos um tripulante.
Navegando a segunda metade da regata apenas com 4 homens representou que o trabalho de equipa fosse mais lento e houvesse menos peso na borda.
O ORACLE Racing Coutts sentiu o “cheiro a sangue” e, na última perna, atacou os vulneráveis “kiwis” tirando-lhes a vitória nos momentos finais da regata.
Apesar de derrotado na regata, o Emirates Team New Zealand alcançou uma “dobradinha” histórica no dia de hoje, lançando com muito estilo a sua campanha para a 34th America’s Cup.

AC Cascais Preliminaries – Classificação Geral
1Emirates Team New Zealand
2ORACLE Racing Coutts
3Artemis Racing
4ORACLE Racing Spithill
5China Team
6Team Korea
7Energy Team
8Aleph
9Green Comm Racing

AC 500 Speed Trials
Lugar Equipa (km/h)
1 Emirates Team New Zealand 42.35
2 Team Korea 39.28
3 China Team 37.43
4 ORACLE Racing Spithill 37.16


Fotos © ACEA (2011) / Photo Gilles Martin-Raget

Sem comentários:

Enviar um comentário