Quiosque Náutica Press Magazine

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

America’s Cup - Cascais AC Match Race Championship


Depois de dois dias de descanso na America’s Cup World Series – Cascais, a competição retoma hoje, quarta-feira, com as qualificações para o Cascais AC Match Race Championship. Nos próximos três dias, as nove equipas defrontam-se num misto de regatas de frota e match racing para assegurarem lugares no Match Racing Championship, no próximo Sábado.


Muitas das equipas optaram por fazer descansar os velejadores, pelo menos um dia, de forma a descansarem do esforço físico dispendido durante o fim-de-semana de abertura.
 “Podemos continuar a treinar, mas se estivermos cansados na quarta-feira, será um desperdício de tempo”, explica Terry Hutchinson, skipper do Artemis Racing, “Se tiveres menos um dia de treino, mas estiveres concentrado e mais fresco fisicamente será uma mais-valia.”
O Team Korea, que não velejou na segunda-feira, fê-lo hoje depois de, durante a manhã, ter sido cumprida uma cerimónia tradicional coreana para a bênção do barco. O Skipper Chris Draper concorda com Hutchinson no que respeita ao descanso da equipa e em tirar partido da aprendizagem dos primeiros dias de regatas.
 “Aprendemos imenso nos útlimos dias, portanto temos muito para falar e muitas regatas para fazer”, declara Draper. “Descansámos um dia. Somos apenas cinco, não podemos rodar a tripulação.”
Todas as equipas estiveram durante a manhã na Boca do Inferno. No total, mais de cem voluntários apresentaram-se ao serviço numa acção de conservação costeira no topo da falésia.
Este foi o primeiro de muitos passos nas novas America’s Cup Sustainability Series, focadas em mostrar a audiências em todo o mundo os problemas que assolam os Oceanos. Pares de luvas foram oferecidas aos skippers de todas as equipas ajudaram a remover a planta conhecida como Chorão-das-praias da Boca do Inferno. O Chorão-das-praias é uma espécie invasiva que impede que outras plantas ganhem raízes.
Esta acção foi seguida pelo pelo primeiro Fórum de Sustentabilidade das America’s Cup Series, onde Dan Pingaro, CEO dos Sailors for the Sea, saudou o compromisso da America’s Cup de organizar regatas limpas, começando pela America’s Cup World Series - Cascais.
Craig Thompson e Tom Huston, respectivamente CEO e COO da America’s Cup Event Authority, estão confiantes que o gigantesco interesse dos media na America’s Cup será fundamental, na passagem de uma forte mensagem ambiental para uma audiência planetária: “Queremos usar a America’s Cup como veículo para que as pessoas entendam os problemas dos Oceanos e desafiamos outros desportos a fazê-lo também”, afirma Thompson.
Depois da acção de conservação costeira, a maioria das equipas esteve na água treinando com vento fraco durante a tarde. As previsões meteorológicas para quarta-feira deverão ser desafiantes para as tripulações, porque o vento estará instável de direcção e velocidade.

As regatas têm início marcado para as 14:10, com transmissão em directo em www.americascup.com

Foto © ACEA (2011) / Photo Gilles Martin-Raget

Sem comentários:

Enviar um comentário