Quiosque Náutica Press Magazine

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

America’s Cup - Nove Tripulações Prontas Para a Acção em Cascais


Nove das melhores tripulações do mundo afinam os últimos detalhes antes do fim-de-semana inaugural da 34ª America’s Cup, que decorre até 14 de Agosto, em Cascais, Portugal.

A fase preliminar da AC World Series – Cascais, consiste em dois eventos, Cascais AC Open e AC 500 Speed Trial, que decorrem ao longo do fim-de-semana. Sábado, têm lugar as primeiras três regatas de frota do AC Open bem como a entusiasmante prova de velocidade – um percurso cronometrado de 500 metros. No Domingo, realiza-se a quarta regata de frota do AC Open.
Todas as regatas serão transmitidas em directo em www.americascup.com, a partir das 14:00 horas de Sábado.
A previsão meteorológica para Sábado aponta vento de Noroeste até 15 nós, com possibilidade de soprar mais forte ao final da tarde. Nos próximos dois dias, as equipas e a comissão de regatas vão continuar os treinos preparando a estreia no próximo Sábado.
A Conferência de Imprensa de Abertura, realizou-se hoje no Media Centre, com a presença do Troféu da America’s Cup, o mais antigo do desporto mundial e que fez a sua primeira aparição em Portugal.

Citações:
Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais: Cascais é, a partir de hoje, a sede mundial da vela, e cada velejador só assim se pode sentir em toda a sua plenitude, se pelo menos uma vez, veio velejar a Cascais. Em Cascais, formamos uma equipa e somos tão bons quanto os melhores. Cumprimos o nosso legado histórico e projectamos para o futuro o maior património desde sempre de Portugal – o nosso mar. Tenho a certeza de que faremos desta a mais inesquecível prova das Séries Mundiais da Taça América.

Patrick Monteiro de Barros, Chairman do Comité Organizador de Cascais: Penso que este evento marca uma mudança radical na história e formato da America’s Cup e devemo-lo à visão de Larry Ellison, Russell Coutts e James Spithill… Desejo a todos uma boa regata e bons ventos.

Iain Murray, Director de Regata e CEO, ACRM: Temos estado a trabalhar nisto nos últimos dez meses, na concepção dos barcos, ensaios e testes na Nova Zelândia e em São Francisco, e a trazer muitas inovações ao desporto da vela e como levá-lo aos espectadores de todo o mundo. Estou convencido que vai ser espectacular.

Craig Thompson, CEO, America’s Cup Event Authority: Julgo que não há local mais perfeito para o início da AC World Series. Cascais é bonita, tem praias bonitas e águas excelentes. Pela primeira vez a competição estará tão próxima de terra que, quem está na praia, pode assistir à competição e fazer parte do evento. Temos os melhores velejadores e os barcos mais rápidos e vai ser fantástico.

Bertrand Pacé, skipper, Aleph: A bordo sou trimmer da “vela-asa” e táctico. Cada vez que velejamos ficamos mais entrosados. O desafio é excitante e estou a dar o meu melhor. A “vela-asa” é muito interessante porque é completamente nova e diferente das velas habituais. É potência em bruto. Todos os dias aprendo mais sobre como controlar esse poder

Terry Hutchinson, skipper, Artemis Racing: Temos uma equipa nova e estamos a aprender muitas coisas sobre nós próprios, catamarãs e multicascos em geral. Vamos usar a tabela classificativa para medir o sucesso mas, desde que a performance vá melhorando diariamente, acaba por ser outra forma de analisar a nossa evolução, independentemente dos resultados.

Mitch Booth, skipper, China Team: É verdadeiramente admirável. É a primeira vez que juntamos o Oriente e o Ocidente. A experiência é recompensadora. Às vezes é complicado mas quando fazemos as coisas bem é bom ver a resposta da tripulação. Estamos a aprender como comunicar a bordo, de forma muito rápida, e estamos a adorar.

Dean Barker, skipper, Emirates Team New Zealand: Nos últimos anos, a nossa equipa tem estado muito focada em monocascos e tam alcançado bons resultados, por isso a transição para os multicascos tem sido interessante. É um novo jogo para nós e temos muito que aprender. É um desafio.

Loïck Peyron, skipper, Energy Team: Preferimos sempre o “motor turbo” da “vela-asa” por comparação com as velas tradicionais. Estes barcos são muito interessantes e uma boa ferramenta para o jogo que queremos jogar. Mas, precisamos de aprender. Adoro aprender, pelo menos, uma coisa por dia e nestas últimas semanas tenho aprendido várias coisas diariamente.

Vasilij Zbogar, skipper, Green Comm Racing: (quando lhe foi perguntado por ter uma tripulação de ‘skippers’) Quando olham para o leme, bato-lhes! Percebemos no primeiro dia que mais importante que um skipper é ter uma boa equipa pronta para velejar.

Chris Draper, skipper, Team Korea: Estamos entusiasmados. Estes barcos proporcionam um grande equilíbrio e a “vela-asa” é essa plataforma. Estamos realmente entusiasmados mas não alimentamos falsas expectativas. Só queremos que a competição tenha início.

James Spithill, skipper, ORACLE Racing Spithill: Penso que favorito é uma palavra interessante. Quando olhamos para este grupo de velejadores e a rapidez com que todos evoluíram, lembramo-nos de quão duro vai ser na água.

Russell Coutts, skipper, ORACLE Racing Coutts: Temos treinado o máximo que podemos e estamos preparados para a competição. Estou ansioso para que tenha início. Julgo que temos oportunidade de vencer e é o máximo que posso afirmar neste momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário