A volta ao Mundo que o Navio-escola Sagres realiza neste momento está prestes a terminar com o regresso a Portugal e à Base Naval de Lisboa, previsto para esta semana.
Após quase um ano, o navio partiu a 19 de Janeiro, em que passou por cerca de 30 Portos está de regresso a águas portuguesas um dos mais emblemáticos navios da Marinha, e que nesta viagem foi visitado por cerca de 300.000 pessoas nos diferentes pontos do globo por onde passou.
O regresso do Navio-escola Sagres, comandado pelo Capitão-de-fragata Luís Proença Mendes, está previsto para o dia 23 de Dezembro, sujeito a confirmação, e ocorre numa época dedicada às famílias. Para assinalar a quadra bem como o regresso do Navio a Portugal foi realizado um vídeo seguindo o mote da canção “Dá-me um abraço” de Miguel Gameiro, que gentilmente aderiu a esta iniciativa.
O Navio-Escola Sagres é um veleiro com 90 metros de comprimento, cuja principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica adquiridas na Escola Naval.
Outra missão do Navio-escola Sagres é a de representação da Marinha e de Portugal no estrangeiro, desempenhando o papel de embaixada itinerante servindo de plataforma de apoio a diversas áreas como a diplomacia, a divulgação da imagem do País e mesmo à economia de Portugal. Esta viagem contou com vários parceiros que apoiaram a Volta ao Mundo e também tiveram a oportunidade de mostrar os seus produtos e marcas nos vários cantos do mundo por onde passou o Navio-escola.
Mais alguns dados da Volta ao Mundo do Navio-escola Sagres:
- Foram realizadas 5.500 horas de navegação;
- Percorreu 40 000 milhas;
- Teve a bordo alunos de 11 Marinhas estrangeiras.
Visite o micro site dedicado à Viagem da Sagres em www.marinha.pt e conheça mais em pormenor a Volta ao Mundo, desde a rota, passando ao diário de bordo, as fotos e os apoios a esta viagem memorável que está prestes a terminar.
Quiosque Náutica Press Magazine
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Este ano, o Pai Natal chega de moto de água!
No próximo dia 21 de Dezembro, um grupo de alunos da licenciatura de Marketing da Universidade do Algarve, coordenados pela docente Helena Borges Nunes da unidade curricular de Relações Públicas, vai levar a cabo um projecto social denominado o Pai Natal Chega de Moto de Água. “A Catraia”, uma instituição de apoio a menores em risco, será a destinatária desta acção que promete levar um Natal mais feliz à povoação de Lagoa, no Algarve.
O grupo promete deixar um sorriso nos rostos dos mais pequenos, oferecendo-lhes um dia repleto de surpresas divertidas, nesta quadra tão especial. O dia começará com jogos educativos sobre a segurança no mar na Associação Desportiva e Recreativa da Quinta de São Pedro, seguidos do almoço para as crianças, pessoal auxiliar da instituição e do grupo. Na parte da tarde, o Pai Natal irá fazer as delícias dos pequeninos ao chegar ao Clube Náutico do Arade numa moto de água, sem dúvida, um momento cheio de emoção e que será o ponto alto do projecto.
Ao projecto associaram-se marcas conceituadas como a Yamaha Motor Portugal e a empresa Angel Pilot, através do patrocínio da moto de água que o Pai Natal conduzirá e dos presentes para as crianças. A participação da Sumol e da padaria Pão do Povo (Faro) são muito importantes pois são responsáveis pelo fornecimento de sumos e lanches, respectivamente. O almoço será gentilmente cedido pela Associação Desportiva e Recreativa da Quinta de São Pedro. Por fim, um agradecimento ao Clube Náutico do Arade pela cedência do espaço.
Grupo responsável pelo Projecto – Representante
Stefania Balzer
Telm: 917999830
stefi_hg@hotmail.com
Stefania Balzer
Telm: 917999830
stefi_hg@hotmail.com
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Portugal assinala os dez anos de adesão à ESA
Nas comemorações dos dez anos de adesão de Portugal à ESA, José Mariano Gago, Ministro da Ciência da Tecnologia e do Ensino Superior, e Jean-Jacques Dordain, Director Geral da ESA, encontraram-se hoje (07 de Dezembro), no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Para Portugal, fazer parte dos Estados-Membro da ESA tem sido um essencial motor de desenvolvimento de um novo cluster de actividade. Cerca de 30 empresas, uma boa parte delas start-ups, foram criadas no sector das tecnologias espaciais. Mil projectos no campo espacial foram desenvolvidos pela indústria em colaboração com as universidades, nesta última década, num investimento global de mais de 100 milhões de euros. Portugal participa em todos os principais programas da ESA, incluindo as Telecomunicações e Aplicações Integradas, Galileo e actividades relacionadas com a Navegação, Observação da Terra e Exploração Científica e Robótica.
Mariano Gago e Jean-Jacques Dordain também participaram no 4º Forum Espacial, organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através do seu Space Office e da Agência Ciência Viva. A ESA tem sido um forte apoiante do evento.
O 4º Forum Espacial é uma oportunidade de contacto para as entidades interessadas na área do espaço, bem como de assistir à apresentação do Estudo de Impacto da Participação Portuguesa na ESA. De acordo com este estudo de impacto, ao fim de 10 anos de adesão, Portugal multiplicou por um factor de 30 o número de trabalhadores no sector espacial e por um factor de cerca de 6 o turnover das empresas espaciais.
Na cerimónia de abertura o Director Geral da ESA, Jean-Jacques Dordain, notou que «estes dez anos de participação portuguesa na ESA têm sido uma cooperação fantástica e uma verdadeira história de sucesso. Não só Portugal atingiu praticamente os 100% em termos de retorno industrial nos programas da ESA, como o país conseguiu também alavancar este investimento, através da criação de novas oportunidades de mercado, além das actividades com a Agência.»
João Sentieiro, Presidente da FCT, acrescentou que «o sucesso da participação portuguesa na ESA deveria inspirer-nos a todos nos desafios e oportunidades apresentados pelos programas espaciais europeus nos próximos anos.»
O Ministro da Ciência José, Mariano Gago, notou que «a ESA é um desafio para a indústria, graças à complexidade dos projectos a serem desenvolvidos», disse o «Estamos agora num momento muito interessante em que assistimos a uma grande ligação entre as companhias, a investigação e o espaço», concluiu Mariano Gago.
Assistiram ao evento cerca de 200 pessoas, do sector espacial, o que mostra o vasto interesse e o impacto das actividades espaciais noutras áreas da indústria e da economia portuguesas.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Morreu o economista Ernâni Lopes
Portugal está de luto! Ernâni Lopes foi um homem que viu no Mar um futuro harmonioso para Portugal.
O seu trabalho deve ser aprofundado e implementado pois, só desta forma poderemos voltar a ter um papel no Mundo e sermos considerados um país.
Pode fazer a descarga do trabalho Hypercluster da Economia do Mar: http://www.saer.pt/index.php?lop=conteudo&op=f7177163c833dff4b38fc8d2872f1ec6&id=06138bc5af6023646ede0e1f7c1eac75
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Oficialização da Federação Europeia de Jetski em Portugal
Foi hoje, 26 de Novembro, oficializada e constituída a Federação Europeia de JetSki, um marco muito importante na historia e na unificação da modalidade, impulsionada pela nova direcção da Federação Portuguesa de JetSki
Após a reunião impulsionada pela Federação Portuguesa de JetSki nos EUA em Outubro e, juntando a vontade de unificação e clareza desportiva mostrada por inúmeros países europeus, foi oficializada hoje, no Cartório de Oeiras, a constituição da ‘European JetSki Federation’ liderada pela FPJet onde estiveram representados 9 países europeus.
Estes serão os países fundadores desta Federação, onde muitos se associarão ao longo do tempo sendo que, já existem vários pedidos nesse sentido. Haverá também lugar para diversos países parceiros que já se mostraram interessados nesta iniciativa, como Marrocos e os Emirados Árabes Unidos
O principal impulsionador deste novo projecto para a modalidade, Paulo Rosa Gomes comentou, “O mundo hoje vive na era da globalização em todas as áreas. Em relação à nossa modalidade não podíamos ficar distraídos dessa realidade, daí aproveitarmos a nossa força em termos mundiais de reconhecimento como uma das melhores federações, para tomarmos a liderança da criação da Federação Europeia de JetSki, com o grande objectivo de unir a Europa de forma a termos ‘Mais e Melhor JetSki’, melhores regulamentos, verdade desportiva e, uma competição mais seria onde o piloto prevaleça à maquina. Isto tudo em sintonia com as federações internacionais. É um marco histórico para a modalidade estando certo que teremos muito sucesso.” Por www.nauticapress.com
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Seth Sailing Team defende titulo em Oeiras!
A Seth Sailing Team vai participar, a partir de sexta-feira, no Campeonato Nacional de Match Race que se realizará no porto de recreio de Oeiras até Domingo. A organização estará a cabo da Federação Portuguesa de Vela e do Porto de Recreio de Oeiras.
A Seth Sailing Team irá tenta reter o ti tulo nacional, após vitórias nos anos 2005, 2007, 2008, e 2009, embora reconheça as dificuldades que seguramente os seus adversários lhe irão colocar.
“Esta será mais uma participação da Seth Sailing Team em águas nacionais e que tem uma componente de preparação muito grande para a próxima prova internacional que vamos realizar já na próxima semana. Iremos dar o nosso melhor para conseguirmos um bom resul tado e ao mesmo tempo iremos tentar melhorar aspectos que temos falhado a nível internacional e que nos permitam uma boa preparação para o próximo evento do circuito mundial de match race que se real izará em barcos idênticos aos que vamos uti l izar neste
nacional. Temos consciência da qualidade das tripulações presentes no nacional que merecem todo o nosso respei to e que seguramente darão uma luta intensa na tentativa de conquistar o ti tulo.” comentou o skipper e CEO da Seth Sailing Team, Álvaro Marinho.
A Seth Sailing Team irá fazer um treino de preparação na hoje e a primeira regata do campeonato está prevista para as 10.30 de sexta-feira com o inicio do round-robin (1ª fase).
Lista de inscritos
Rui Bóia – Líder do Ranking Nacional
Seth Sailing Team – Álvaro Marinho – 2º
David Aleixo – 4º
Rita Gonçalves – 5ª
Margarida Cassiano – 6ª
José Cunha – 8º
Ricardo Vaz – 9º
Tiago Talone – 10º
Manuel Marques – 11º
Catarina Carvalho – 12ª
Nuno Santos – 18º
Gustavo Lima – Sem ranking
Por: www.nauticapress.com
Subscrever:
Mensagens (Atom)