Quiosque Náutica Press Magazine

domingo, 16 de janeiro de 2011

Marinha resgata a 17 milhas a Sudoeste da Ponta de Sagres veleiro que estava à deriva há seis meses


A Marinha Portuguesa encontrou ontem, a 17 milhas a Sudoeste da Ponta de Sagres, um veleiro de bandeira francesa que se encontrava à deriva desde 13 de Julho de 2010, após ter sido abandonado em águas inglesas.
Ontem, pelas 13h50, foi relatado ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) o avistamento de uma embarcação virada, de casco cor-de-laranja, a 17 milhas a Sudoeste da Ponta de Sagres.
O MRCC Lisboa desencadeou de imediato os procedimentos de busca e salvamento, tendo enviado para o local a lancha N.R.P. Dragão, que confirmou a existência de um veleiro à deriva. Após a operação de devolver à embarcação a sua posição natural, para a necessária identificação, verificou-se que se tratava de um veleiro de bandeira francesa. Na sequência dos contactos estabelecidos com o Centro de Busca e Salvamento de Gris-Nez, em França, confirmou-se que o registo pertence a uma embarcação que tinha sido abandonada no dia 13 de Julho de 2010, com o mastro partido, depois de os tripulantes terem feito um pedido socorro e sido resgatados em águas inglesas.
Dado que o veleiro se encontrava nos Esquemas de Separação de Tráfego de S. Vicente, constituindo perigo para a navegação, o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa emitiu avisos à Navegação, no sentido de alertar todos os navios que efectuavam trânsito na área. Foi deslocada para a área a corveta N.R.P. António Enes, que está a proceder ao reboque do veleiro para local seguro.

Sem comentários:

Enviar um comentário